Importância do Backup
Importância do Backup
Qual é a importância do Backup ? Qual é a importância dos dados para a empresa ? O que aconteceria se a empresa perdesse todas as informações ?
Estas perguntas transmitem um sentido de pânico e temor, só de pensarmos na hipótese de um dia perdermos todas as informações da empresa onde trabalhamos.
Por falta de tempo ou até mesmo de conhecimento, o Backup sempre é esquecido e deixado para última hora, e só é lembrado quando precisamos dele, nas horas críticas.
Mas o que é backup?
Backup é uma cópia dos dados, e pode ser feito em dispositivos (CD-ROM, DVD-ROM, HD, Pen Drive, Fitas, etc) , com o objetivo de armazenar informações valiosas para as empresas com segurança e integridade, para posteriormente recuperá-los, caso haja necessidade ou algum problema com os dados originais.
Como seria se sua empresa perdesse todos os cadastros de clientes, todas os dados financeiros, contábeis, lançamentos, etc. Como poderíamos medir esta perda? Seria um grande prejuízo.
Sabemos que, o que ocasiona a perda de dados em nossos computadores são, na maioria das vezes, falhas nos mesmos, mal uso (desligar o computador de forma incorreta), vírus, furtos, incêndio, inundação, falta de energia, entre outros.
Para a segurança da sua empresa é necessário um procedimento de backup definido com as seguintes informações:
Quais documentos devemos fazer Backup: É importante sabermos, quais arquivos são importantes para o backup. Documentos, planilhas, fotos, bases de dados completas, entre outros.
Periodicidade do Backup: Quantas vezes e em qual intervalo de tempo faremos o backup? Este detalhe é importante. Para que não atrapalhe a performance do servidor onde é feito o backup, é melhor agendar o backup em horários que o servidor é menos utilizado, como em horários de almoço, e final da tarde.
Destino Cópia Externa: É recomendável que o backup seja feito em dispositivos de armazenamentos externos do servidor, como em outros computadores, mídias de CD’s, DVD’s, Pen Drive, etc. Feito o backup, o mesmo deve ser identificado, e armazenado de preferência em cofre externo ao local de origem.
Testes de Integridade: Os testes de integridade são aplicados nos backups armazenados, ou seja, verificam se as informações salvas estão em condições de serem restauradas caso seja necessário. Este teste nada mais é do que uma simulação real, onde os dados originais foram perdidos. Neste caso, o último backup feito é restaurado para verificar se as informações estão íntegras.